21 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de Cinzas


Memento homo quia pulvis es et in pulverem reverteris”
Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó hás de voltar (Gn 3,19)


Lembra-te que és pó e ao pó voltarás
Com a imposição das cinzas se inicia o tempo da Quaresma, marcado pelo arrependimento e penitência, quando nós católicos nos preparamos para melhor celebrarmos a Páscoa da Ressurreição. É também dia de jejum e abstinência de carne. 




Liturgia da Palavra

"Em nome de Cristo, vos suplicamos:
Reconciliai-vos com Deus."
(II Cor 5, 20b)
Na primeira leitura (Joel 2, 12-18), Deus fala através do profeta Joel: “Convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e lamentações.” e continua: “Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes.” - O nosso arrependimento não deve se limitar a gestos exteriores mas, deve ser de sincero.
O Salmo 50 (51) tem um forte apelo penitencial: “Pequei, Senhor, misericórdia.”
Na segunda leitura (2 Cor 5, 20 – 6, 2) São Paulo exorta os coríntios e hoje a nós: “Reconciliai-vos com Deus. (…) Este é o tempo favorável, este é o dia da salvação.”
No evangelho (Mt 6, 1-6.16-18) Jesus nos apresenta três linhas de ação para a quaresma: a Oração, o Jejum e a Esmola. - Que devem ser praticados de coração, sem exibicionismo. “Teu Pai que vê no segredo, te dará a recompensa.”

Imposição das Cinzas

Jonas fala aos ninivitas
O uso das cinzas como forma de penitência é demonstrado muitas vezes na Bíblia. Mardoqueu se veste de saco e se cobre de cinzas ao tomar conhecimento do decreto do rei da Pérsia condenando à morte dos judeus (Est 4,1). Jó demonstra seu arrependimento vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Daniel, ao profetizar a captura de Jerusalém pela Babilônia escreve: “Voltei o olhar para o Senhor Deus procurando fazer preces e súplicas com jejuns vestido de saco e coberto de cinza” (Dn 9,3). No livro do profeta Jonas, o povo de Nínive, arrependido, marca um dia de penitência e até mesmo o rei levanta-se do trono, veste pano de saco e senta-se sobre cinzas. (Jn 3, 5-6).
Convertei-vos e crede
no evangelho
O próprio Jesus faz referência ao uso das cinzas: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinza.” (Mt 11,21)
     Ao impor as cinzas na fronte do fiel, traçando uma cruz, o sacerdote fala: “Lembra-te de que és pó, e ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho” (forma mais usada) – pensamentos que devem nos acompanhar durante a caminhada quaresmal.

Jejum e Abstinência

O jejum e a abstinência são citados no 4º mandamento da Igreja: "Jejuar e abster-se de carne quando manda a Santa Igreja." Estas são as normas para o jejum e a abstinência conforme o Código de Direito Canônico de 1983:

Jejum: Fazer apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, tomar duas outras pequenas refeições que não sejam iguais em quantidade à habitual ou completa. Não fazer as refeições habituais, nem outros petiscos durante o dia (embora, pela tradição, se possa beber algo sem açúcar).
Estão obrigados ao jejum: Os que tiverem entre 18 e 59 anos completos. Os outros podem fazer, mas sem obrigação.
Estão dispensados do jejum: Grávidas e doentes, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.

"Jejuar e abster-se de carne quando
manda a Santa Igreja."
Abstinência: Deixar de comer carnes de animais de sangue quente (bovina, ovina, aviária, etc), bem como seus caldo de carne. Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura.
Estão obrigados à abstinência: os maiores de 14 anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida.
Estão dispensados da abstinência: Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário