3 de março de 2012

A Via-sacra


Via Dolorosa em Jerusalém
A Via-Sacra (Caminho Sagrado) ou Via-Crucis (Caminho da Cruz) é um exercício de piedade que consiste em percorrer mentalmente a caminhada de Jesus do Julgamento de Pilatos até o monte Calvário, meditando sua Paixão e morte. É um exercício de piedade comum durante a Quaresma.

Na época das cruzadas, os peregrinos percorriam a Via Dolorosa em Jerusalém, refazendo o caminho de Cristo com a cruz. Com a chegada dos franciscanos à Terra Santa, no século XII, essa tradição foi retomada. Foram construídas capelas e marcos de pedra ao longo da Via Dolorosa marcando os locais das cenas da Paixão.
Para os que não podiam ir à Jerusalém, os franciscanos trataram de divulgar as estações da Via-Crucis na forma de pinturas.
6ª Estação da Via Sacra
A quantidade de estações foi sendo definida ao longo do tempo chegando, no século XVI, à forma atual com 14 estações. É comum vermos em igrejas quadros com a representação das estações da Via-Sacra; geralmente encimados por uma cruz numerada.
Às Vias-Sacras atuais, é comum acrescentar-se uma 15ª estação – Jesus Ressuscita – pois foi com a ressureição que ele cumpriu a sua missão: salvar os pecadores, vencer a morte.

Estações da Via Sacra:
  1. Jesus é condenado à morte
  2. Jesus carrega a cruz
  3. Jesus cai pela primeira vez
  4. Jesus encontra sua mãe
  5. Simão de Cirene ajuda Jesus a carregar a cruz
  6. Verônica enxuga o rosto de Jesus
  7. Jesus cai pela segunda vez
  8. Jesus consola as mulheres
  9. Jesus cai pela terceira vez
  10. Jesus é despojado de suas vestes
  11. Jesus é pregado à cruz
  12. Jesus morre na cruz
  13. Jesus é descido da cruz
  14. Jesus é sepultado
  15. Jesus ressuscita
Entre as estações da Via Sacra pode-se intercalar cantos, rezar um mistério do terço, ler trechos da Bíblia referentes às estações ou apenas meditar o sofrimento de Cristo.

À morrer crucificado

 


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos.
Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário