28 de maio de 2013

Festa de Corpus Christi

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Saiba mais sobre a história desta festa da Igreja, sua origem, significado e algumas curiosidades.


Em 11 de agosto de 1264 o Papa Urbano IV emitiu a bula Transiturus de mundo, onde prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. Um trecho do documento diz:
"Ainda que renovemos todos os dias na Missa a memória da instituição desse Sacramento, estimamos todavia, conveniente que seja celebrada mais solenemente pelo menos uma vez ao ano para confundir particularmente os hereges; pois, na Quinta-Feira Santa a Igreja ocupa-se com a reconciliação dos penitentes, a consagração do santo crisma, o lava-pés e muitas outras funções que lhe impedem de voltar-se plenamente à veneração desse mistério".
São Tomás de Aquino foi quem compôs o Ofício da celebração. Quando o Papa Urbano IV decidiu estabelecer a comemoração de Corpus Christi convocou uma assembleia para encomendar um hino para a Sequência* da Missa dessa festa, entre os convocados, estavam dois dos mais renomados teólogos de todos os tempos, São Boaventura e São Tomás de Aquino. Conta-se que, terminada a tarefa, apresentaram-se todos diante do Papa e cada um devia ler sua composição. O primeiro a fazê-lo foi São Tomás de Aquino, que apresentou então os versos do Lauda Sion (Louva, Sião). São Boaventura, após ouvir aquela leitura, queimou seu próprio pergaminho, não sem causar espanto em São Tomás que perguntou "por que"? O santo franciscano, com toda a humildade, explicou-lhe que sua consciência não o deixaria em paz se ele causasse qualquer empecilho, por mínimo que fosse, à rápida difusão de tão magnífica Sequência escrita pelo dominicano.
Em 1247, aconteceu a primeira procissão, em carácter diocesano, e depois, em todo o mundo no século XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas ruas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
"Compreende-se que o Filho de Deus, levado por Seu amor ao homem, tenha-Se feito homem como ele, pois era natural que o Criador tivesse interesse na reparação da obra saída de Suas mãos. Que, por um excesso de amor, o Homem-Deus morresse sobre a Cruz, compreende-se também. Mas o que já não se compreende, aquilo que espanta os fracos na Fé e escandaliza os incrédulos, é que Jesus Cristo glorioso e triunfante, depois de ter terminado Sua missão na terra, queira ainda permanecer conosco, num estado mais humilhante e aniquilado do que em Belém e no Calvário".
- São Pedro Julião Eymard
* Sequência é um hino que se canta após a Segunda Leitura, em algumas Solenidades. O Missal Romano prevê Sequências para as festas da Páscoa, Pentecostes, Corpus Christi e Nossa Senhora das Dores.

Referências:

Como surgiu a Solenidade de Corpus Christi. Disponível em: <www.cancaonova.com>. Acesso em 28 mai. 2013

Corpus Christi. Disponível em: <www.arautos.org/especial/15688/Corpus-Christi.html>. Acesso em: 28 mai. 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário